Notícias e artigos Publicados em 2007
Baixe seus olhos. A meio caminho entre o horizonte e Órion, um forte ponto vermelho chama a atenção pelo brilho avermelhado. É Marte, o Planeta Vermelho, que na noite de Ano Novo estará a 91 milhões de quilômetros da Terra e se afastando. No último dia 18 de dezembro Marte se aproximou ao máximo de nós, ficando a apenas 88 milhões de quilômetros.
Abaixo de Marte temos a constelação do Cocheiro e ao seu nordeste as estrelas da constelação de Gêmeos. A carta acima vai ajudá-lo a reconhecer mais constelações. Não se esqueça: Você pode clicar sobre as imagens para vê-las ampliadas!
[Mais estrelas e planetas]
Virando a cabeça para a direita, novas constelações surgirão sobre o quadrante leste. Se você tiver um bom horizonte, poderá ver o planeta Saturno brilhando bem forte no interior da constelação do Leão. Mas não se iluda. Apesar de parecer bem brilhante, o gigantesco planeta está a mais de 1.3 bilhões de quilômetros de distância e é tão grande que seu brilho parece o de um farol!
Acima de Saturno temos a constelação de Hidra, com a estrela Alphard, a Alpha de Hidra, em destaque. Alphard é uma estrela muito distante, localizada a mais de 177 anos-luz da Terra, cerca de 1.6 quatrilhões de quilômetros.
Vire-se 90 graus à direita. Você estará olhando para o Sul e o destaque é outra bela constelação que durante muito tempo orientou os grandes navegadores: o Cruzeiro do Sul, que parece sempre abraçado pela constelação do Centauro.
[Vênus e a Lua Minguante]
Se você estiver na praia ou em um local com bom horizonte visual, não deixe de apreciar o nascer da Lua no quadrante leste. Isso vai acontecer a partir dos trinta minutos do começo do ano. Será um belo visual, com a Lua minguante nascendo sobre o horizonte tendo como companhias Saturno acima e à esquerda e o Cruzeiro do Sul, acima à direita.
Imperdível também será ver Vênus surgir no horizonte, às 3 horas da manhã. Com seu intenso brilho o planeta estará se elevando no céu acompanhado da constelação do Escorpião, com a gigantesca e avermelhada estrela Antares em seu centro.
Agora que você já conhece um pouco mais o firmamento do primeiro dia do ano, chame os amigos e reúna a família. Após o momento da confraternização leve-os para fora de casa e mostre a eles o céu. É uma boa maneira de começar a curtir o novo ano que bate à nossa porta. Feliz 2008!