Sábado, 24 mar 2007 - 16h31
Na última quinta-feira, o campo magnético interplanetário, ou IMF, gerado pelo Sol, provocou uma ruptura nas defesas magnéticas da Terra, permitindo que o vento solar, carregado de partículas energéticas, penetrasse nas altas camadas da atmosfera.
O resultado dessa invasão planetária foi a formação de violentas tempestades geomagnéticas, quilômetros acima da superfície do planeta, e que provocaram brilhantes auroras boreais que se propagaram desde a Escandinávia até o Alaska, e que puderam ser vistas e registradas por milhares de pessoas. "Foi o melhor show do ano", disse Daryl Pederson, que fez uma série de fotografias a partir da península de Kenai, no Alaska. Mais ao sul, em Chippewa Falls, no Estado de Wisconsin, nos EUA, o fotógrafo Tony Wilder também não deixou por menos e registrou o fenômeno. "Foi maravilhoso ver aquela mistura de tons vermelhos, púrpuras e verdes. Foi sensacional !", disse Wilder.
E se depender das para os próximos dois dias, não faltarão motivos para os fotógrafos de plantão no hemisfério norte apontarem suas câmeras para o céu, já que existem pelo menos 40% de chance de ocorrência de novas tempestades geomagnéticas nas latitudes médias e 40% nas regiões mais elevadas do globo. Saiba mais sobre as Auroras e tempestades solares LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud -