Quinta-feira, 7 jun 2007 - 09h18
A agência espacial americana, NASA, confirmou nesta manhã que o ônibus espacial Atlantis será lançado nesta sexta-feira, às 20h38 pelo horário de Brasília. A estrutura rotativa de proteção que envolve a nave será removida hoje às 11h30 e o tanque externo de combustível começará a ser preenchidos amanhã às 10h30.
O diretor de lançamentos da Nasa, Mike Leinbach, informou que a contagem regressiva para o lançamento segue normalmente e não há nada de significante que possa suspendê-la. Toda a operação pode ser acompanhada ao vivo pela NASA-TV e retransmitida aqui no Apolochannel . A previsão do tempo também anima os engenheiros da Nasa. De acordo com a meteorologista-chefe da agência espacial, tenente-coronel Pat Barret, existem somente 30% de chances de que as condições atmosféricas atrapalhem o lançamento. Ainda segundo a especialista, um sistema de alta pressão se desloca em direção norte e deve ajudar a limpar ainda mais o céu na região do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A missão, oficialmente batizada de STS-117, terá a bordo sete astronautas, todos norte-americanos, e será comandada pelo coronel da marinha Frederick Sturckow, veterano de duas missões, auxiliado pelo piloto da força-aérea, coronel Lee Archambault. O objetivo da missão STS-117 será dar continuidade à construção da Estação Espacial Internacional, ISS, onde serão instalados mais dois seguimentos de vigas, além de outro par de painéis solares necessários à geração de energia da ISS.
A tripulação da missão STS-117 é formada por diversos especialistas. James Reilly II é doutor em geociências pela universidade do Texas e já permaneceu por 22 dias em atividades de submersão em pesquisas oceanográficas. No espaço, contabiliza um total de 517 horas, incluindo 3 EVAs (atividades extra veiculares) de mais de 16 horas. Patrick Forrester também é veterano espacial. Com mais de 285 horas no espaço, já participou de 2 passeios espaciais com 11 horas de duração. É doutorado em engenharia mecânica e espacial e mestre em ciências. Steven Swanson e John Olivas são estreantes. Olivas, conhecido por "Danny", é mestre em ciências e mecânica, além de doutor em engenharia mecânica e ciência de materiais. É astronauta da Nasa desde 1998 e nesta missão será o responsável pela instalação das novas vigas e do painel solar. Steven Swanson é o mais novo da equipe. Nasceu em Nova York em 3 de dezembro de 1960. Como Olivas, também é mestre em ciências e mestre em ciências aplicadas. Em 1998 recebeu o grau de doutor em ciências da computação. Entrou para a Nasa em 1987 e foi selecionado como astronauta em 1998. Atualmente desempenha a função de CAPCOM, ou Comunicador de Cápsula, a única pessoa que se comunica com a tripulação no espaço. Clayton Anderson também é novato. Mestre em física e doutor em engenharia aeroespacial terá a difícil tarefa de substituir à altura, a multi-especialista Sunita L. Williams, a bordo da Estação Espacial desde 11 de dezembro de 2006. Sunita conta com 2770 horas no espaço. Além de bióloga, engenheira espacial, mestre em ciências e matemática, a americana também é professora de educação física e recentemente participou, correndo a bordo da ISS, da maratona internacional de Boston, completando a prova em 04h23m. Muito mais sobre o Ônibus Espacial Fotos: No topo, ônibus espacial Atlantis na plataforma de Cabo Kennedy, na Flórida. Na seqüência, o comandante Frederick Sturckow inspeciona e instrumentos dentro do simulador. Na foto da tripulação, da esquerda para direita vemos Frederick Sturckow, Lee Joseph Archambault, James Reilly II, Steven Swanson, Patrick Forrester, John Olivas e Clayton Anderson. Acima, a astronauta Sunita Williams, a bordo na ISS desde dezembro de 2006, que será substituída pelo companheiro Clayton Anderson. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud -