Quarta-feira, 24 set 2008 - 09h36
Dados recentes coletados pela sonda euro-americana Ulysses indicam que o Sol reduziu as emissões do vento solar ao menor nível já registrado nos últimos 50 anos. De acordo com cientistas que estudam os dados, o atual nível de emissão pode reduzir a blindagem cósmica natural que circunda o Sistema Solar.
"O vento solar é o responsável por manter uma espécie de bolha de proteção, chamada heliosfera, ao redor do Sistema Solar. Ele influencia diretamente o modo como as coisas funcionam aqui na Terra e até mesmo além dos limites do Sistema Solar", disse Dave McComas, cientista-chefe da missão Ulysses e responsável pelo instrumento do vento solar junto à universidade de San Antonio, no Texas. "Os dados indicam que a pressão global do vento atingiu o menor nível desde que começou a Era Espacial.
"Os raios cósmicos são portadores da radiação de outras partes da galáxia", explica Ed Smith, um dos projetistas da sonda Ulysses junto ao JPL, laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa. "Com o vento solar mantido em níveis tão baixos, a tendência da heliosfera é diminuir de tamanho e intensidade. Se isso ocorrer, mais raios cósmicos penetrarão no interior do Sistema Solar". Os raios cósmicos são de grande interesse das agências espaciais, já que as missões interplanetárias e também as atividades humanas no espaço estão permanentemente expostas à radiação.
"A atividade solar varia em ciclos de 11 anos. Agora estamos no período de mínima atividade, mas ninguém imaginaria que duraria tanto tempo assim", disse Smith.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud -