Domingo, 28 set 2008 - 13h58
Depois de 63 horas no espaço, os três astronautas chineses a bordo da nave Shenzhou 7 retornaram com segurança à Terra, após completarem com sucesso o primeiro passeio espacial realizado pela China. O pouso da nave ocorreu nas planícies do interior da Mongólia, no norte do país, às 06h37 (Hora de Brasília), finalizando uma das mais importantes etapas do programa espacial chinês.
A descida da cápsula foi transmitida ao vivo pela tv estatal, que mostrou a Shenzhou 7 sendo freada por um gigantesco pára-quedas vermelho e branco, acompanhada por muitas palmas pelo Centro de Controle da Missão, em Pequim.
A confiança no sucesso da missão era tão grande que o governo chinês transmitiu ao vivo todos os momentos, que puderam ser acompanhados nas ruas através de telões estrategicamente instalados. De acordo com a agência de notícias Xinhua, Zhai Zhigang e seus companheiros Liu Boming e Jing Haipeng vão ter de esperar pelo menos duas semanas antes de serem condecorados e desfilar em carro aberto, já que precisarão passar por um período de quarentena e exames médicos.
A China avança a passos largos no campo espacial. Em 2003 lançou sua primeira missão tripulada e dois anos depois colocou dois homens em órbita da Terra. Segundo a agência Xinhua o país pretende colocar um homem na Lua em 2025, dando início à construção de sua base lunar.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard -