Sexta-feira, 3 out 2008 - 09h10
Quando alguém compra uma câmera digital, uma das fotos que mais dão prazer de serem feitas são aquelas do nascer e pôr-do-sol. Mesmo com a proliferação das câmeras e com a grande variedade de imagens desse tipo, cada retrato do astro-rei parece ter um significado bastante especial para cada retratista. E quando combinadas com uma bela paisagem, então... Nem se fala!
O interessante é que fazer retratos do Sol nascendo ou se pondo parece que não é uma característica somente dos donos dessas pequenas maravilhas eletrônicas à venda nas lojas. A tentação parece ser grande também entre os cientistas, que até em outros planetas, não perdem a oportunidade de dar um clique na nossa estrela. A animação acima mostra uma seqüência parcial de 9 imagens feitas pela sonda Phoenix Mars Lander, em atividade no pólo norte marciano desde 25 de maio de 2008. A composição mostra o Sol nascendo na manhã do dia 5 de setembro, 101 dias marcianos após o pouso e foram captadas pelo instrumento Imageador Estéreo de Superfície, SSI, entre 01h23 e 01h43 no horário local.
A missão Phoenix deveria terminar no final de agosto de 2008, mas devido às boas condições do explorador, a Nasa decidiu por realizar novos experimentos e continuou as atividades.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Somos capazes de diminuir ou dissipar nossa angústia ? O certo é que não a poderíamos suprimir, uma vez que nossa angústia somos nós mesmos" - Jean Paul Sartre -