Quinta-feira, 20 nov 2008 - 13h29
O primeiro lago subglacial na Antártida foi descoberto em 1950. Depois de décadas, há apenas três anos, se percebeu que lagos subglaciais sofrem inundações periódicas.
Pesquisadores dos Estados Unidos estudam o fenômeno com o objetivo de descobrir qual é a contribuição dessas inundações na elevação do nível do mar. A pesquisa foi publicada na revista "Nature Geoscience". O estudo mais recente relacionou as cheias nos lagos subglaciais da geleira Byrd, no leste da Antártida, a um aumento de 10% na velocidade de escoamento dessa geleira.
As inundações verificadas ocorreram entre dezembro de 2005 e fevereiro de 2007. Em 2005, a geleira Byrd descarregou 8% mais massa do que o normal. Agora, os lagos já estão estáveis novamente. "Quando ocorre uma inundação, muda-se o fluxo do gelo, aumentando assim a perda de massa do continente. Isso tem de ser entendido para podermos prever a futura contribuição da Antártida para o aumento do nível do mar", diz Helen Fricker, do Instituto de Oceanografia Scripps (EUA). Dados coletados por satélites indicam que a água de alguns lagos subglaciais podem se mover rapidamente e por longas distâncias. Foto: Imagem captada pelos sensores de resolução moderada do satélite Aqua mostra dois lagos subglaciais - Lago 90° Leste (devido à sua longitude) e Lago Sovetskaya. Ambos se localizam próximo ao gigantesco Lago Vostok, o maior de todos os lagos subglaciais da Antártida. Crédito: Nasa. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud -