Quarta-feira, 21 jan 2009 - 15h38
Não é de hoje que o Aquecimento Global dá seus sinais. As geleiras do Peru estão entre as regiões mais afetadas pelo fenômeno no planeta.
Esta semana o Instituto Nacional de Recursos Naturais (Inrena) do Peru confirmou o desaparecimento completo da geleira Quilca, que fica a 5.250 metros de altitude na região de Puno. A região fica próxima à fronteira com a Bolívia. "O desaparecimento da geleira Quilca foi gradual e é consequência das mudanças climáticas e do aquecimento que acontecem em todo o mundo", explicou Marco Zapata, diretor da Unidade de Glaciologia do Inrena.
Toda neve que cobria a geleira Quilca sumiu, derreteu por completo, deixando a montanha coberta apenas por uma camada de terra. Esta é a segunda geleira que desaparece no Peru desde 2005, pelo mesmo motivo. De acordo com o Inrena, 150 picos nevados do país correm o risco de derreter. O território peruano e o sudeste andino são formados por 19 cordilheiras nevadas. Foto: Imagens comparativas mostram duas cenas do Monte Quilca. No topo, em 2006 a montanha pode ser vista coberta de neve. Na segunda imagem, registrada em 2009os efeitos do aquecimento global são perfeitamente visíveis. Crédito: Andina/Agência Agrária de San Román/Divulgação LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A guerra é mais difícil de começar do que de acabar." - Salústio - historiador - 86-35 a.C -