Segunda-feira, 16 fev 2009 - 08h22
O relatório divulgado em 2007 pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, IPCC, confirmava que até o final do século as temperaturas na Terra subiriam entre 1.1ºC e 6.4ºC, mas segundo um dos cientistas que ajudou a elaborar o estudo, os valores estão subestimados e disse que as temperaturas deverão ultrapassar qualquer valor que tenha sido previsto.
O alerta foi feito por um dos membros do IPCC, climatologista Chris Field, durante encontro da Associação Americana para o Progresso da Ciência. Segundo o cientista, as emissões dos gases do Efeito Estufa aumentaram muito mais rápido do que o esperado entre os anos 2000 e 2007 e foram agravadas pela queima de carvão das usinas termoelétricas na Índia e na China. "Na prática estamos olhando para um futuro climático muito mais grave que qualquer cenário que havíamos considerado nas políticas climáticas", afirmou Field. De acordo com o pesquisador o impacto que esse aumento na temperatura irá causar ainda é incerto, mas o aquecimento deverá se acelerar em um ritmo muito mais veloz, provocando mais danos ambientais do que o previsto. Durante o encontro, Field sustentou que os efeitos danosos do aumento da temperatura incluem a seca das florestas tropicais, que se tornariam mais suscetíveis às queimadas e o derretimento do gelo perene das regiões glaciais, que elevaria de forma dramática o nível de carbono na atmosfera.
No último encontro do IPCC o órgão divulgou que até o ano de 2100 o nível médio dos oceanos subiria 40 centímetros em relação ao ano 2000, mas segundo o trabalho europeu esse nível será alcançado antes de 2040. De acordo com Aslak Grinsted, geofísico do Centro de Gelo e Clima do instituo Niels Bohr, da Universidade de Copenhagen, os novos modelos de previsão mostram que o nível médio dos oceanos subirá entre 90 centímetros e 1.3 metro, indicando que as camadas de gelo polar derreterão muito mais rápido do que se imaginava. "Sem uma ação real e efetiva, as mudanças climáticas deverão ser maiores e muito mais difíceis de serem controladas. Talvez chegamos no limite da hora para lidar com esse problema", concluiu Field.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard -