Sexta-feira, 20 fev 2009 - 09h32
Com auxílio do Telescópio Espacial Fermi, cientistas da Universidade de Stanford, nos EUA, registraram a maior explosão de raios gama já observada no Universo. Segundo o anúncio, divulgado pela revista Science, a explosão bateu todos recordes de intensidade, energia e deslocamentos já registrados.
Batizada GRB 080916C e detectada no espectro dos raios gama, a explosão foi registrada em setembro de 2008 na constelação de Carina e de acordo com os dados coletados foi equivalente a 9 mil supernovas explodindo ao mesmo tempo. A detecção ocorreu através do instrumento LAT (Large Area Telescope), a bordo do telescópio espacial Fermi e foi registrada durante 100 segundos após seu surgimento em 16 de setembro de 2008, à 00h12 UTC. Trinta e duas horas após, a equipe liderada por Jochen Greiner, do Instituto Max Planck para Física Extraterrestre, da Alemanha, captou o evento em sete diferentes comprimentos de onda, através do telescópio de 2.2 metros do Observatório de La Sila, no Chile. As observações permitiram à equipe de Greiner concluir que a erupção explosão ocorreu a 12.2 bilhões de anos-luz da Terra e produziu pulsos de raios gama 99.99% da velocidade da luz. "Estávamos aguardando por esse momento", disse Peter Michelson, principal cientista da missão Fermi junto à Universidade Stanford. "Emissões explosivas nestes níveis de energia são muito pouco compreendidas, e o telescópio Fermi é uma das ferramentas que temos para compreendê-las".
Ao mesmo tempo em que a estrela colapsa e retrai atraída pela própria gravidade, o material ejetado interage com o gás eliminado anteriormente, provocando um intenso brilho que desaparece em pouco tempo. Em 1054 a Pulsar do Caranguejo explodiu e se transformou em uma supernova. O evento foi observado por astrônomos árabes e chineses, que relataram que o brilho era tão intenso que podia ser visto até mesmo durante o dia.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard -