Procure no Apolo11
Terça-feira, 31 mar 2009 - 10h05

Turismo espacial está suspenso na ISS

O milionário americano Charles Simonyi foi o último felizardo a embarcar como turista em uma nave rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). Simonyi partiu a bordo da Soyuz na semana passada e se encontra na Estação.

A Rússia anunciou que uma nova nave espacial será projetada e construída especialmente para turistas espaciais, mas até lá, os passeios estão suspensos.

Os russos recorreram ao turismo no espaço devido a uma grave crise financeira em seu programa espacial. No início a decisão foi bastante criticada pela Nasa. Agora, a razão de suspender as visitas é a falta de espaço na ISS.

"Segundo os acordos internacionais, quando se lançarem os módulos japoneses e europeus, a tripulação da ISS deverá ser de seis pessoas e por isso não há lugar para turistas espaciais", explica Anatoli Perminov, diretor da Agência Espacial Russa (Roscosmos).

"O turismo espacial é uma atividade complicada. Sinto, mas temos que construir a ISS não para os turistas, mas para satisfazer as necessidades dos habitantes da Terra", disse Vitali Lopota, presidente da firma aeroespacial Energuia.

No mês de maio três novos astronautas devem se juntar a atual tripulação da ISS ampliando para seis o número de integrantes permanentes na Estação.

Além disso, com a retirada de circulação da frota de ônibus espaciais da Nasa em 2010, os russos terão mais trabalho, pois os lançamentos de foguetes Soyuz vão duplicar.

Charles Simonyi que pagou US$ 35 milhões pela sua estadia na ISS entrará para a história como o primeiro turista a viajar duas vezes para a Estação. O americano retorna à Terra no dia 7 de abril.

Foto: turista Charles Simonyi, milionário americano que entrou para a história como o primeiro turista a realizar duas viagens à Estação Espacial Internacional poderá entrar novamente para a história como o último cidadão a fazer no complexo orbital. Crédito: Richard Dawkins/página pessoal de Charles Simonyi.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.

Sexta-feira, 8 nov 2024 - 09h00


Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard -