Quinta-feira, 9 abr 2009 - 09h39
Imagens captadas pelos satélites de sensoriamento remoto Aqua e Terra mostram que a ponte de gelo que conectava a plataforma de gelo de Wilkins às ilhas Charcot, na península da Antártida, finalmente se desintegrou. A ponte mantinha represadas diversas porções fragmentadas da plataforma de Wilkins que com a ruptura deverão se transformar em icebergs à deriva no oceano sul.
O evento faz parte de uma sequência de fragmentações iniciada em março de 2008 e demonstra os efeitos do aquecimento global sobre a região antártica, que segundo os pesquisadores é a região da Terra que mais rapidamente se aqueceu nos últimos 50 anos. Cientistas ligados ao Centro Nacional do Gelo e Neve, dos EUA, NSIDC, além de diversos pesquisadores internacionais têm monitorado a ponte de gelo desde março e já haviam antecipado sua possível ruptura. Com o desmoronamento os pesquisadores deverão acompanhar mais de perto os efeitos do aquecimento sobre o restante da plataforma e prever se o gelo poderá recuar ainda mais.
A plataforma de gelo de Wilkins começou a se partir em nos anos de 1990. Em março de 2008 a plataforma perdeu mais de 400 quilômetros quadrados e continuou a formar novas rachaduras durante o inverno.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard -