Terça-feira, 14 abr 2009 - 09h49
Após mais de cinco anos em plena atividade no Planeta Vermelho, o jipe-robô Spirit passou a apresentar os primeiros sinais de fadiga. Pela primeira vez desde que pousou na superfície marciana os computadores de bordo do explorador resetaram duas vezes em menos de 24 horas, entrando automaticamente em modo de segurança.
"Ainda não sabemos exatamente o que aconteceu. As baterias estão carregadas, os painéis solares estão produzindo energia corretamente e as temperaturas estão dentro dos valores esperados. Por sorte temos bastante tempo para investigar a causa do problema", disse John Callas, do Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa (JPL) e diretor do projeto Spirit e do gêmeo Opportunity. "O jipe está estável, fazendo um check-up de suas funções vitais. Essa operação se chama automode e deverá permanecer assim pelo tempo que for necessário. Quando descobrimos as causas enviaremos um comando para que entre novamente em operação", explicou Callas. O Spirit se comunicou normalmente com os controladores do JPL na sexta-feira, sábado e domingo, mas algumas das sessões foram bastante irregulares. Durante a comunicação de domingo um dos computadores resetou aparentemente sem motivo, mas no momento em que as transmissões eram feitas com a antena parabólica de alto ganho. Os jipes Spirit e Opportunity têm diversos meios de se comunicar com a Terra. As transmissões podem ser diretas e em alta velocidade através da antena direcional de alto ganho ou em menor velocidade, usando a antena fixa de menor ganho. Utilizando um transmissor UHF independente os robôs também podem se comunicar com a Terra através das naves que orbitam Marte, que agem como repetidores de sinais. Segundo Callas, pelo menos nas próximas sessões as comunicações deverão ser feitas com o transmissor de UHF e a antena de baixo ganho, evitando assim qualquer interferência relacionada ao uso da antena de maior capacidade.
"Estamos quase convencidos de que a idade está pesando sobre o robô. Infelizmente podemos esperar por novos problemas", sentenciou o cientista, à frente do projeto desde sua concepção.
Na última semana, uma forte rajada de vento atingiu a região onde se encontra o explorador, removendo uma espessa camada de poeira dos painéis solares. A limpeza proporcionou um aumento de 40% na produção de energia elétrica, necessária ao funcionamento dos equipamentos.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard -