Terça-feira, 12 mai 2009 - 09h49
De todos os planetas do Sistema Solar, Saturno é o que mais impressiona pela beleza de seus anéis. No entanto, alguma coisa muito estranha está acontecendo no espaço e os magníficos anéis parecem estar desaparecendo. Se você nunca viu Saturno e seu esplendoroso sistema de anéis a hora é agora, porque em setembro eles simplesmente desaparecerão completamente. O que está acontecendo?
Para falar a verdade, não está acontecendo nada. Antes que os mais afoitos pensem que um choque cósmico está pulverizando o gigante gasoso e destruindo seus anéis, é importante dizer que esse "sumiço" não passa de uma ilusão de ótica causada pela inclinação do planeta em relação à Terra.
A cada volta que Saturno dá ao redor do Sol nosso planeta se aproxima duas vezes do plano dos seus anéis. À medida que os planetas se movem, o ângulo de visão de um observador na Terra vai diminuindo, dando a impressão que os anéis estão cada vez mais finos. Durante a mínima inclinação os anéis serão vistos a partir de sua borda e parecerão com um traço escuro dividindo o planeta em dois hemisférios.
No dia 10 de agosto, os anéis cada vez menos inclinados estarão praticamente invisíveis, uma vez que o Sol passará a iluminar a face norte dos anéis. Sem luz para iluminar a face sul - aquela que ainda está voltada para a Terra - será impossível vê-lo exceto através de grandes telescópios. Finalmente, no dia 4 de setembro a borda do disco anelar estará completamente voltadas para a Terra, transformado-se em uma tênue linha escura cruzando a face planetária. Infelizmente, neste dia o planeta estará visualmente colado ao Sol, o que impedirá a observação do fenômeno. Com o passar dos dias o ângulo de visão vai novamente aumentado, fazendo com que os anéis sejam novamente observáveis. O próximo alinhamento Terra-borda dos anéis ocorrerá somente em 2038.
Atualmente o planeta está a cerca de 1.34 bilhões de quilômetros e em setembro estará mais longe ainda, a 1.56 bilhões de quilômetros. Portanto, se quiser ver os anéis de Saturno o momento é agora. Pegue seu telescópio, aponte para o gigante gasoso e veja os anéis. Depois conte sua experiência para seus amigos e parentes e observe a reação deles. Talvez eles finjam que entenderam!
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard -