Quarta-feira, 24 jun 2009 - 09h23
Aproveitar com eficiência a energia do vento é um dos grandes desafios dos países desenvolvidos comprometidos em encontrar fontes limpas e renováveis de energia. Um projeto dos EUA também pretende utilizar a energia dos ventos e para isso vai construir geradores eólicos na plataforma continental da costa leste.
Essa é uma corrida moderna em que os EUA estão bem atrás de outros países, entre eles a Inglaterra e Dinamarca, que desenvolvem trabalhos semelhantes há mais de 20 anos. "Estamos entrando em uma nova era de produção de energia. Uma era de energia limpa e sustentável", disse o secretário do interior Ken Salazar. Além de diversificar e ampliar a matriz energética, o projeto americano pretende reduzir significativamente a dependência do petróleo estrangeiro, vindo principalmente da Venezuela e oriente médio. Atualmente, Grã-Bretanha, Dinamarca e Suécia são os maiores produtores mundiais de energia elétrica gerada a partir dos ventos captados em alto-mar.
O projeto americano terá início com o mapeamento da velocidade do vento e outros fatores necessários de serem conhecidos antes de se erguer as torres sobre a costa leste, a 35 km do continente. Em seguida serão feitos testes em algumas turbinas antes que a construção do parque eólico seja feita em larga escala. Segundo o porta-voz do ministério do interior, Frank Quimby, todo o processo poderá levar mais de 10 anos até que os primeiros benefícios possam ser vistos.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard -