Quarta-feira, 30 set 2009 - 08h53
Menos de 24 horas depois do abalo de 8.0 graus de magnitude que sacudiu a região das ilhas Samoa, no Pacífico, um novo tremor de grande intensidade voltou a ser registrado em zona sismicamente ativa. Dessa vez o evento ocorreu próximo à costa oeste, no sul da ilha de Sumatra, na Indonésia e disparou alertas de tsunamis para toda a região do sudeste da Ásia.
Clique e monitore a Terra em tempo real O tremor foi calculado em 7.6 graus de magnitude e ocorreu às 07h16 desta quarta-feira, a 80 km abaixo do leito submarino do oceano Índico, sob as coordenadas 0.789°S, 99.961°E, a 45 km a oeste-noroeste de Padang, na Indonésia e 475 km a sul-sudoeste de Kuala Lumpur, na Malásia. Imediatamente após ser detectado, a agência meteorológica do Japão emitiu alerta para diversas localidades que podiam receber o impacto das ondas gigantess, entre eles toda a costa das ilhas Andaman e Nicobar, na Índia, costa do Sri Lanka, costa de Sumatra, Java e estreito de Sunda, na Indonésia e ilha de Cocos, na Austrália. Uma hora depois os alertas foram suspensos.
Vinte horas após o evento, sismógrafos da rede Neic de monitoramento sísmico registraram pelo menos 40 abalos de média e alta intensidade na mesma região, um deles de 5.8 graus localizado nas ilhas Tonga e outro de 5.9 também nas ilhas Samoa.
O terremoto ocorreu próximo ao extremo norte de um longo segmento de mais de 3 mil quilômetros que compõe a interface entre as duas placas, que se deslocam juntas em sentido norte-nordeste. O evento aconteceu quando a tensão acumulada entre as placas atingiu o ponto de ruptura, fazendo a placa do Pacífico afundar bruscamente sob a placa australiana, liberando uma energia equivalente a 900 megatoneladas de TNT. Monitore os terremotos em tempo real
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard -