Quinta-feira, 12 nov 2009 - 14h27
Cinco anos depois do fracasso da vela solar Cosmos 1, a fundação Planetary Society promete levar ao espaço seu novo projeto de propulsão fotônica. Batizado de LightSail-1, a nave será montada em torno de três microsatélites e será lançada até o final de 2010, de carona em algum foguete comercial.
Clique para ampliar O projeto completo é composto de três naves do tipo LightSail e o primeiro artefato - LightSail-1 - terá como objetivo a demonstração da capacidade de controle do artefato, propelido unicamente pela ação dos fótons solares que atingem a vela espacial.
A nova vela SailLight-1 será construída em torno de três satélites do tipo Cubesat e fará proveito de todo avanço obtido na tecnologia dos micros e nanosatélites desenvolvida nos últimos cinco anos. Um dos Cubesats formará o módulo de eletrônica e controle enquanto os outros dois Cubesats armazenarão os módulos das velas solares. Todos os sensores, câmeras e sistemas de controle serão adicionados ao barramento eletrônico do Cubesat primário.
Utilizando telescópios terrestres e instrumentos a bordo da nave, os cientistas da Planetary Society poderão medir com precisão o aumento da energia orbital. Se tudo funcionar como planejado, a luz do Sol atingirá as velas e aumentará a velocidade da nave, confirmando a possibilidade deste novo tipo de propulsão.
Inicialmente, as velas solares aceleram muito lentamente, mas com a velocidade crescendo de forma contínua e gradativa, podendo chegar a mais de 150 mil km/h. Isso cria a possibilidade de missões com muitos anos de duração, permitindo que as naves deixem o Sistema Solar em até cinco anos, ao contrário dos 25 anos necessários ao se utilizar os atuais métodos de propulsão.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard -