Terça-feira, 8 dez 2009 - 09h14
Desde a gigantesca erupção ocorrida em 1994, o vulcão Rabaul vem alternando momentos de calmaria e intensa atividade sísmica e nos últimos dias voltou a dar sinais de alerta. Jatos de fumaça e material piroclásticos estão sendo expelidos constantemente a mais de 1500 metros de altura, arremessando a longas distâncias porções de lava incandescente.
Clique para ampliar Com apenas 688 metros de elevação, Rabaul é um dos mais ativos e perigosos vulcões da região de Papua Nova Guiné. Localizado no extremo norte da ilha de Nova Bretanha, possui uma grande caldeira elíptica de 14 km de diâmetro, cercada por uma íngreme cordilheira vulcânica de várias centenas de metros de altura. Nesta imagem, capturada pelo satélite de sensoriamento remoto EO-1, da Nasa, é possível ver um desses momentos de fúria, ocorrido no dia 30 de novembro. Na cena, a fumaça vulcânica é vista escapando através de numerosos vazamentos ao redor da encosta, principalmente do cone Tavurvur, visto aqui no momento da erupção.
Devido à importância estratégica durante a Segunda Guerra Mundial, o porto de Rabaul tornou-se a principal base de atividades militares da marinha japonesa no Pacífico sul. Centenas de navios foram afundados durante as batalhas e hoje são objetos da curiosidade dos mergulhadores que se aventuram nas águas ao redor da ilha.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard -