Procure no Apolo11
Sexta-feira, 12 mar 2010 - 08h41

Mudanças Climáticas: NASA desmente IPCC sobre floresta Amazônica

Ao contrário de um relatório previamente publicado pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, IPCC, cientistas da Nasa concluíram que a floresta amazônica não foi seriamente afetada em face da maior seca em 100 anos, ocorrida em 2005. Segundo o estudo, não foram encontradas diferenças significativas na cobertura vegetal da floresta entre os períodos de seca ou vicejo, sugerindo que a floresta é mais tolerante à seca do que se pensava.

Floresta Amazônica

O estudo foi feito pelo pesquisador Arindam Samanta, ligado à Universidade de Boston, que usou dados do satélite de sensoriamento TERRA para medir o verdor da floresta ao longo da última década. O resultado do trabalho foi publicado esta semana na revista científica Geophysical Research Letters.

O novo estudo descobriu que os resultados anteriores, publicados na revista Science em 2007, foram falhos e não podiam ser reproduzidos. "O novo trabalho traz alguma clareza sobre como a floresta, com sua rica biodiversidade poderá se alimentar no futuro diante das pressões da exploração e das mudanças climáticas", disse o professor da Universidade de Boston Ranga Myneni, coautor do novo estudo.

Atualmente, o IPCC está sob fogo cruzado devido a várias imprecisões nos dados usados nos relatórios, incluindo um baseado em estudo da WWF (Fundo Mundial para a Vida Selvagem) que considera que 40% da floresta amazônica poderiam reagir de forma drástica e ser substituída por savanas e até mesmo diminuir o nível de precipitação.

"Nossos resultados não indicam essa sensibilidade extrema, como a redução nas chuvas", disse Sangram Ganguly, outro coautor do novo estudo, ligado à área de pesquisa ambiental do Centro de Pesquisas Ames, da Nasa.

Segundo o pesquisador José Marengo, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, os dados usados pelo WWF em seu relatório estão totalmente errados e produziram dados também incorretos. Os dados recentes, segundo Marengo, são muito mais confiáveis e deverão apresentar resultados muito mais confiáveis.


Foto: Meandros da região Amazônica. Segundo novo estudo, a floresta não é tão sensível aos períodos de seca e diz que estudo do IPCC e WWF precisam ser revistos. Crédito: Wikimedia Commons.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.

Sexta-feira, 8 nov 2024 - 09h00


Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard -