Terça-feira, 28 jun 2011 - 07h49
A rápida passagem do asteroide 2011 MD pelas vizinhanças da Terra não passou despercebida pelos astrônomos amadores na última segunda-feira. Localizado na cidade de Otawwa, no Canadá, Andre Paquette seguiu o objeto durante várias horas e registrou em vídeo a aproximação da rocha.
A animação foi feita a partir de uma série de imagens com 2 segundos de exposição, registradas durante pouco mais de quatro horas. Pelas cenas é possível perceber grandes variações de luminosidade, provavelmente causadas pela rotação do asteroide. As mesmas variações também foram registradas pelo astrônomo Joe Pollock, da Appalachian State University, que captou as anomalias com auxílio de um telescópio controlado remotamente, instalado em Cerro Tololo, no Chile. O gráfico obtido por Pollock mostra variações quase cíclicas no período de rotação, estimado em 23 minutos. 2011 MD cruzou as cercanias da Terra com velocidade estimada de 6.6 km/s e no momento da maior aproximação chegou a apenas 12 mil quilômetros de distância. Apesar de uma passagem bastante estreita, em nenhum momento houve risco de colisão e mesmo se atingisse nosso planeta a rocha seria consumida em uma bola de fogo na alta atmosfera. O asteroide foi descoberto em junho de 2011 por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets, MIT, através do programa de monitoramento espacial LINEAR (Lincoln Near-Earth Research).
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles -