Sexta-feira, 22 jul 2011 - 10h33
Se você fizer uma breve pesquisa sobre a altura do Monte Everest, a resposta será invariavelmente a mesma: 8848 metros. No entanto, esse número não é consenso entre governos e especialistas, que apresentam valores diferentes de acordo com parâmetros próprios de medição.
Clique para ampliar Enquanto os nepaleses sustentam que a montanha tenha 8848 metros acima do nível do mar, o governo chinês bate o pé e afirma que o Everest é quatro metros mais baixo, com 8844 metros. A diferença entre as medidas divulgadas pelos dois países ocorre principalmente por que o Nepal inclui a camada de gelo sobre a montanha, enquanto o valor registrado pelos chineses é limitado somente ao trecho rochoso. Oficialmente, a medida de 8848 metros para altura do Everest foi estabelecida no ano de 1954, após uma série de medições realizadas por geólogos do Nepal e da Índia. Na tentativa de acabar de vez com a polêmica, autoridades do Nepal deram início à operação que estabelecerá definitivamente a altura da montanha e para isso já estão instalando equipamentos de GPS de alta precisão em diversas partes do Monte Everest. Segundo o governo daquele país o número definitivo será divulgado somente dentro de dois anos.
Em medições realizadas em 1999 através de equipamentos de GPS, uma equipe de geólogos estadunidenses constatou que montanha mede de fato 8850 metros, valor que passou a ser adotado oficialmente pela Sociedade Geográfica Nacional dos Estados Unidos. O monte Everest se estende do Nepal à China e teve sua altura medida pela primeira vez no ano de 1856. Desde então esse valor vem sendo questionado seguidamente. O topo da montanha foi pela primeira vez alcançado em 1953 pelo guia sherpa Tenzigng Norgay e o explorador britânico Edmund Hillary. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles -