Domingo, 28 out 2012 - 19h12
Por Rogério Leite
O furacão Sandy deve tocar a costa leste dos EUA entre esta segunda e terça-feira na altura do estado de Nova York e terá seu efeito potencializado pela presença de dois sistemas meteorológicos que atuam em conjunto na região. Juntos, os eventos foram batizados de "tempestade Frankenstorm" e deverá causar intensos temporais e inundações no leste americano.
Clique para ampliar Sandy é um típico furação formado sobre as águas quentes do Atlântico e deveria seguir seu caminho normalmente em sentido nordeste até se dissipar na altura da costa do Canadá. No entanto, uma zona de alta pressão estacionada no Atlântico norte impede que a tormenta siga seu caminho, forçando-a em direção oeste rumo à costa leste dos EUA. Além desse sistema, uma frente fria em movimento pelo interior do país ajuda puxar Sandy para dentro do continente, o que resultará em um choque entre o furacão, a frente fria e o sistema de alta pressão. Clique para ampliar A presença desses três sistemas meteorológicos juntos sobre os EUA não é um fenômeno corriqueiro e muitos meteorologistas chamam o evento de tempestade perfeita ou super tempestade. De acordo com modelos de previsão, em algumas áreas costeiras o volume de chuva poderá ultrapassar 300 milímetros em 24 horas, com queda de neve que pode chegar a mais de 2 metros acumulados.
Clique para ampliar Além dos sistemas meteorológicos que atuam na região, outro fator que preocupa as autoridades da Defesa Civil é que a chegada do furacão no continente ocorrerá em momento de lua cheia, o que poderá elevar ainda mais a maré e dificultar o escoamento da água. O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, ordenou que 375 mil moradores deixem as regiões costeiras da cidade. O sistema de transporte da cidade também foi paralisado neste domingo. Segundo os meteorologistas do NWS (Serviço Oficial de Meteorologia dos EUA), Sandy pode ser a maior tempestade já enfrentada pelos EUA. Autoridades da Defesa Civil americana (FEMA) estimam entre 50 e 60 milhões o número de pessoas que poderão ser afetadas
Em boletim divulgado às 18 horas BRST, o Centro Nacional de Furacões dos EUA, NHC, informou Sandy se movia em direção nordeste a 22 km/h e que esse movimento deveria se manter por pelo menos 24 horas. Segundo o NHC, o olho de Sandy deverá tocar a costa médio-atlântica dos EUA na segunda-feira à noite. Sandy produz ventos sustentados de 120 km/h com rajadas que chegam a 150 km/h. A pressão barométrica medida por uma avião caça-furacão é de 951 hPa (hectopascais).
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Quando as pessoas falam mal de ti, viva de modo que ninguém acredite nelas" - Platão -