Terça-feira, 22 jan 2013 - 08h22
Atualização: 22 jan 2013 às 09h02 BRSTTremor na costa brasileira não aconteceuO Apolo11 e Painel Global não confirmam o tremor na costa de Recife. Esse evento não ocorreu e sua divulgação foi um erro na avaliação do USGS, nos EUA. Como informado no artigo anterior, seria praticamente impossível um evento dessa magnitude não ser sentido nas cidades costeiras do Nordeste do Brasil. O sismograma registrado pela estação RCBR é provavelmente de outro tremor, ocorrido na Indonésia quase que ao mesmo tempo.Pedimos aos nossos leitores que ignorem esse "falso terremoto".
Clique para ampliar O forte tremor foi localizado a 15 km de profundidade, abaixo das coordenadas 7.647°S e 33.976°W, aproximadamente a 112 km de Recife, 120 km de João Pessoa, PB, e 210 Km de Campina Grande, PB. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Geológicas dos EUA, USGS, o evento ocorreu às 22h34 UTC (20h30 pelo horário de verão brasileiro) e sua magnitude foi estimada em 5.8, com energia equivalente à detonação de 7500 toneladas de TNT ou 1/3 da força de uma bomba atômica similar à que destruiu Hiroxima em 1945. Clique para ampliar Apesar da forte intensidade, os efeitos do tremor foram pouco sentidos nas cidades litorâneas, muito provavelmente por ter sido registrado além da plataforma continental. Por outro lado, mesmo que atenuadas, as onda sísmicas deveriam chegar à costa com intensidade suficiente para serem percebidas pelas populações locais, por isso o Apolo11 não descarta a possibilidade desse registro ser um erro de avaliação do USGS. Se o tremor for confirmado, terá sido um evento extremamente raro, sem registro similar em nosso banco de dados.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles -