Quinta-feira, 21 mar 2013 - 07h59
Por Rogério Leite
Existem muitas teorias a respeito de como destruir ou desviar um asteroide em rota de colisão com a Terra, mas nenhuma das técnicas imaginadas foi testada na prática. Agora, dois centros de pesquisa se uniram para fazer o primeiro teste real de desvio e escolheram o asteroide Didymos como alvo.
Clique para ampliar Batizado de AIDA (Asteroid Impact and Deflection Assessment), a missão é um projeto conjunto entre a Agência Espacial Europeia, ESA e o Laboratório de Física Aplicada (APL) da Universidade Johns Hopkins, dos EUA e vem sendo planejada há mais de dois anos. O objetivo será o de interceptar o asteroide Didymos quando ele atingir o ponto de menor aproximação com a Terra no ano de 2022, a uma distância de 11 milhões de km. Didymos é um objeto binário formado por duas rochas que orbitam o mesmo centro de massa. A maior tem cerca de 800 metros de diâmetro e a menor, 150 metros. AIDA é um esforço internacional de baixo custo que irá enviar duas pequenas naves em direção ao duplo alvo. Uma delas se chocará contra uma das rochas a 22 mil km/h enquanto a outra registrará os dados. Clique para ampliar
O impactador DART (Double Asteroid Redirection Test) já está sendo projetado pelo APL enquanto o monitor do evento AIM (Asteroid Impact Monitor) ainda será construído pela ESA. O asteroide Didymos não representa qualquer risco para a Terra e foi escolhido por ser observável por telescópios entre 1 e 2 metros de diâmetro durante a aproximação e após o impacto com DART. Isso permitirá que os cientistas em terra também possam avaliar a dinâmica do choque e a possível cratera que será formada, melhorando os modelos que serão desenvolvidos. A energia liberada durante o impacto a 22 mil km/h é similar àquela de uma grande peça de lixo espacial ao atingir um satélite e da mesma forma, também deverá modificar a órbita de Didymos e sua lua. Se der certo, este será o primeiro teste para um futuro sistema de defesa contra asteroides, já que até agora nenhuma das teorias foi colocada em prática.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles -