Terça-feira, 24 set 2013 - 11h50
Por Rogério Leite
Apesar de não existirem dados que confirmem a velocidade do vento no momento do tornado, a extensão e as características dos estragos apontam para um fenômeno raro no Brasil, com ventos de intensidade EF3 superiores a 250 km/h.
Clique para ampliar
De acordo com testemunhas, a velocidade do vento foi tão intensa que arremessou um ônibus por 30 metros, matando seu condutor. O polo industrial da cidade foi totalmente destruído e nada sobrou da rodoviária da cidade, que horas depois entrou em Estado de Calamidade Pública.
Apesar de não existirem dados que confirmem a velocidade do vento no momento da passagem por Taquarituba, a extensão e as características dos estragos apontam para um fenômeno raro no Brasil, um tornado de intensidade EF3 na escala Fujita Otimizada, com ventos compreendidos entre 218 e 266 km/h. Neste nível da escala, os danos são bastante claros e graves. Telhados e paredes de casas bem construídas são arrancados e destruídos, carros e ônibus pesados são levantados do chão e arremessados e árvores inteiras são arrancadas do solo.
Essas nuvens crescem e absorvem o calor, formando uma forte corrente que desce em direção ao solo, dando origem a uma supercélula que passa a girar e crescer, formando o tornado. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles -