Sexta-feira, 2 mai 2014 - 11h17
Por Rogério Leite
Atualização06 maio 2014 - 08h18
Conforme o calculado, a Estação espacial internacional, ISS, cruzou diversas cidades do Estado de São Paulo e passou praticamente "colada" ao planeta Marte, criando um belo espetáculo no céu. O evento foi registrado por diversos observadores que enviaram vídeos e fotos. Vista de São Paulo, a separação angular entre a ISS e o planeta foi de cerca de 9 minutos angulares, embora aparentasse ser menor. Essa separação é equivalente a um terço do disco lunar e bastante próxima daquela calculada pelo Apolo11 que seria de quase dois minutos de grau. A diferença, embora pequena, foi suficiente para comprometer a precisão do acompanhamento transmitido ao vivo, que mostrou a ISS cruzando o campo de visão do telescópio no extremo inferior do sensor, ao invés de percorrer toda a área disponível. Mesmo assim, o registro foi efetuado com sucesso pela equipe Apolo11. Clique para ampliar Diversos observadores mandaram vídeos e imagens feitos durante o evento. A BRAMON, Rede Brasileira de Observação de Meteoros, registrou a passagem a partir da cidade de Campinas, próxima à São Paulo. A captura da aproximação e trânsito foi feita pela estação CPSWA, operada pelo pesquisador Wilson Alves da Silva (vídeo acima) e mostra todo o trajeto da ISS até seu desvanecimento pelo bloqueio da luz solar. Outro observador, Ismael Souza, de Sorocaba, interior de São Paulo, registrou o evento através de foto de longa exposição, em que a ISS aparece como um longo traço, abaixo do planeta Marte.
No próximo dia 5, um evento bastante interessante poderá ser visto de uma pequena região do Brasil. Trata-se de uma conjunção celeste muito estreita que fará a Estação Espacial raspar ou até mesmo encobrir o planeta Marte.
Os primeiros cálculos indicam que do ponto de vista da capital paulista a separação angular entre os dois objetos deverá ser menor que 80 segundos de arco, uma distância visual tão pequena que quase não dá pra ser percebida. A medida em que a Estação espacial perde altura naturalmente, novos cálculos feitos no dia da passagem deverão indicar uma separação ainda menor, com possibilidade de ocultação do disco marciano visível da capital. Devido ao efeito da paralaxe, esse fenômeno só poderá ser observado dentro de uma pequena faixa ao redor da cidade de São Paulo e quanto mais ao leste estiver o observador, mais chances terá de presenciar o evento em sua totalidade. As cidade litorâneas estarão bastante favorecidas e poderão presenciar a olho nu a ocultação de Marte pelo complexo orbital.
Para a transmissão será utilizado um pequeno telescópio de angulo largo de 400mm, que permitirá mostrar a chegada, aproximação e afastamento da ISS em relação a Marte, que estará a 40 graus de elevação sobre o quadrante leste, onde nasce o Sol. Bons céus (é o que esperamos)! LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard -