Quarta-feira, 14 mar 2018 - 10h37
Por Rogério Leite
O físico britânico Stephen Hawking morreu nesta terça-feira, aos 76 anos e deixou como legado as mais modernas teorias da física contemporânea, entre elas o funcionamento dos buracoas negros e a criação do Universo a partir da gravidade.
Além de contribuições fantásticas que ampliaram tremendamente o conhecimento humano com relação à cosmologia, Hawking era uma espécie de popstar. Sentado em sua cadeira de rodas e falando através da conhecida voz metálica, conseguiu como ninguém aproximar o público leigo de temas extremamente complexos. Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942, exatamente quando se lembrava os 300 anos da morte do gênio Galileu Galiei. Para se ter uma ideia da sua importância no mundo da ciência, Hawking ocupou a cadeira que foi de Isaac Newton na Universidade de Cambridge, onde lecionou matemática até 2009.
Hawking também descobriu que os buracos negros emitem partículas subatômicas, posteriormente batizadas de radiação Hawking.
Em 1959, com 17 anos, Hawking começou a cursar física em Oxford e três anos depois concluiu o curso, se tornando Ph.D. em cosmologia quatro anos depois, em 1966.
Em 1993, em um episódio de "Star Trek: The Next Generation", Hawking jogou cartas com Einstein e Newton e fez pontas em diversos programas de televisão, entre eles os Simpsons, Laboratório de Dexter, Uma Família da Pesada, The Big Bang Theory e muitos outros. Em os Simpsons, Hawking tem um insight sobre a formação do Universo ao conversar com Homer em um bar.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard -