Segunda-feira, 26 nov 2018 - 10h56
Por Insight, Marte, Marco, Nasa, Pouso, Efeito Doppler, MRO, Odyssey
Após sete meses de viagem, a sonda robótica interplanetária Insight, chegou ao seu destino. A nave entrará na atmosfera marciana pouco antes das 18h00 pelo horário de Brasília e todos os passos serão transmitidos ao vivo pelo Apolo11, a partir das 16h30. Junte-se a nós!
A InSight atingirá a atmosfera marciana a 19800 km/h em um ângulo de 12 graus. Qualquer variação nesta inclinação poderá fazer a Insight queimar ou ricochetear na atmosfera. Dentro da atmosfera, o arrasto acabará por reduzir a velocidade para cerca de 1.350 km/h, quando a nave acionará um sistema de paraquedas supersônico, especialmente desenvolvido para operar em Marte. Antes do toque na superfície a Insight irá disparar seus retrofoguetes, o que permitirá que pouse suavemente na superfície vermelha a apenas 8 km/h. Essa é a mesma estratégia de entrada, descida e aterrissagem empregada pelo pioneiro Phoenix, que aterrissou com segurança no ártico marciano em maio de 2008.
E Zurbuchen tem razão. Menos da metade de todas as missões à Marte, orbitadoras ou robôs, obtiveram sucesso ao chegar ao planeta.
Se tudo der certo a Insight transmitirá os tradicionais sinais de confirmação de que pousou em segurança, mas até isso acontecer uma série de processos podem dar errado. Devido a uma série de fatores, os engenheiros da NASA não podem realmente ter certeza de quando a confirmação chegará, ou até mesmo se os sinais recebidos virão diretamente do módulo InSight. Por isso, a equipe desenvolveu cinco rotas possíveis de comunicação separadas que ajudarão os controladores a rastrear o progresso da nave em solo marciano.
Assim que aterrissar, a nave produzirá mais dois sinais de localização separados por 7 minutos de intervalo e em dois diferentes comprimentos de onda. O objetivo será captar o segundo desses dois sinais, que é particularmente forte. Se tiverem sucesso, significa que o InSight provavelmente está em boas condições. No entanto, precisarão esperar algumas horas antes de receberem a confirmação de que a sonda abriu os painéis solares.
Se tudo der certo, uma salva de palmas tomará conta do recinto. A missão conjunta Insight e MarCo foi lançada em maio de 2018 e teve um custo estimado em 850 milhões de dólares. Essa é a primeira vez que uma nave tocará a superfície marciana desde o pouso da sonda robótica Curiosity, em 2012.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard -