Quinta-feira, 14 fev 2019 - 11h15
Por Rogério Leite
No último dia 12 de fevereiro de 2019, a NASA deu por encerrada a missão do jipe-robô Opportunity na superfície de Marte. Projetado para operar por 90 dias, o valente jipe trabalhou por quase 15 anos no terreno de Marte, revelando detalhes e conhecimentos inéditos sobre o mundo marciano.
A última comunicação entre o Opportunity e os controladores da missão ocorreu em 10 de junho de 2018, quando uma gigantesca tempestade de poeira de proporções globais cobriu os raios de Sol, obrigando o jipe-robô a entrar em estado de hibernação devido à falta de energia. Desde então, centenas de tentativas de comunicação foram feitas, a última delas em 12 de fevereiro.
"Embora triste, estou aqui com sentimento de profunda gratidão e declaro que a missão do Opportunity foi completada com o mais absoluto sucesso", completou Zurbuchen.
Durante seu tempo de funcionamento, Opportunity caminhou por 45,16 km da superfície. Assista ao vídeo Logo nos três primeiros meses após a descida no planeta, o explorador já havia descoberto evidências de que a água líquida já molhou a superfície de Marte. Durante quase 15 anos de serviço, descobriu meteoritos extramarcianos, explorou em detalhes vários novos locais, como a cratera Endeavor e analisou a rocha e o solo do planeta. Junto com o orbitador Mars Global Surveyor, Opportunity criou o primeiro perfil de temperatura atmosférica de Marte e também fez importantes observações astronômicas, uma delas o registro dos trânsitos das luas Phobos e Deimos ao cruzar o disco solar.
Em seus muitos dias marcianos (sols), Opportunity teve a chance de coletar incríveis panoramas dos diferentes lugares por onde passou, inclusive o local onde seu escudo térmico impactou durante sua descida em Marte.
Por quase dois meses, Spirit funcionou como uma plataforma científica estacionária, mas repentinamente os controladores perderam o contato com ela. Tentativas foram feitas para restabelecer a comunicação até maio de 2011, quando a missão foi declarada completa.
Muitos disseram "adeus" ao Spirit e outros dirão o mesmo ao Opportunity. No entanto, o legado deixado por essas naves é tão grande que não é delírio algum dizer "até breve" aos valentes exploradores. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud -