Ola amigo ^^ !Sim concerteza levando em conta esses dados podemos chegar à esses resultados,mas vamos considerar outro exemplo, considere esses fatos: presumo que você já tenha visto uma corrida de formula 1,você percebe que existe uma equaçâo para chegar á alguns números, que nos permite prevê a força ´G´que os pilotos sofrem ao fazer um movimento curvilineo em uma curva, e tais números dependendo do módulo podem deforma corpos,no caso os pilotos... tao fato deve ser á inécia dos corpos,enunciada pela primeira lei de Newton,e com corteza você tem conhecimento desta, quando eles fazem a curva o sistema( carro/piloto) têndem a seguir em movimento retilineo,mas devido ao atrito dos pneus com a estrada, descrevem uma curva,e fazendo tao fato a força ´G´os envolvem,tanto como a aceleraçâo centripeta, levando em conta que tais fatos ocorrêm aqui na terra.
Mas agora considere este exemplo: o nosso sátelite, e outro corpo(digamos uma nave),esta nave esta descrevendo um movimento curvilineo em torno da mesma, existiria esta força ´g´?, levando em conta que no espaço a força ´G´ nao tem um valor significativo,e tambêm esse corpo nao possue peso,porquê o peso é a força gravitica da terra contra os corpos que se encontram ´´proximos´´ á ela,no níveo do mar o aceleracâo é 9,8 m/s². mas no caso da lua com a nave, ambos exercem uma atraçao gravitacional um ao outro, mas como a massa da lua é bem maior do que a massa da nave, a lua atrai a nave, e nao vice-versa.digamos que essa nave esta fazendo uma translaçâo em volta da mesma,e a cada momento o raio da elipsia diminui, essa força ´G´ tem um modulo significativo para deforma os corpos dos intregrantes da nave?
por que nao há peso no espaço,e fica claro que tambêm está havendo a aceleracâo centripéta, e voltando a inércia dos corpos, presumo que a nave como um todo tambêm têndem em manter o seu movimento em linha reta, e como a velocidade é ´grande´ digamos 25.000 km/h. mas em contrapartida o raio é tambêm muito grande, ex :(300.000 m), esses números sâo meramente exemplos. no exeplo da corrida de formúla 1, considere esses némeros, um G é a força da gravidade normal,os números: 370 km/h é 102,8 m/s2,,
(102,8 m/s)2/228,5 m = cerca de 46,2 m/s2,
a aceleração decorrente da gravidade (1 G) é igual a 9,8 m/s2 ,
46,2 / 9,8 = 4,71 G - é a isso que os pilotos são submetidos.
Mas esses fatos derivam da gravidade, que tem direçâo vertical e sentido pra baixo aqui ma terra, voltando ao caso da lua e da nave, essa força nao é significativa presumo eu.
entao a ingocnita: essa força no espaço é grande?
levando em conta a velocidade da nave e o raio da curva já mencionados acima?
é isso ai..
abraços..