Olá pessoal, de olhos nas estrelas? Sempre né?
Desde que entrei para esse saudável fórum, venho tentando organizar minhas dívidas, pelo menos seqüência-las numa determinada lógica.
São tantas que achei melhor começar pela nossa casa.
Sempre soubemos que nossa Via Láctea tem quatro grandes braços de formação estelar, denominados por Norma, Centauro, Sagitário e Perseu.
Além desses, existem bandas de gás e poeira na parte central da Galáxia. Por lá sabemos que a indústria de estrelas não para, esta sempre em fervecente atividade.
Nosso sistema Solar situa-se perto de um braço pequeno, denominado Braço de Órion, localizado entre os Braços de Sagitário e Perseu. Isso é o que sabemos desde 1950.
Mas em 1998 é que começamos ter idéia de como é realmente a estrutura da Via Láctea com as imagens enviadas do Telescópio Espacial Spitzer. Quando de fato chegamos à conclusão que até então não sabíamos como era nossa estrutura. Estamos bem dentro dela e não podíamos realmente nos observar pelo lado de fora.
Incrível né? Só agora estamos conhecendo nossa verdadeira estrutura. Temos apenas dois grandes braços de estrelas, e não os quatro que sempre se pensava.
Essa informação ainda vale? Com tantas novidades e velozes, é até difícil acompanhar, só mesmo quem é do meio, se passaram 11 anos e a astronomia veste uma roupa nova a cada descoberta.
Tem algum astrônomo de plantão? Já que temos apenas dois braços e não mais quatro, quais nomes ficaram?
Abraços