A Teoria das cordas (ou teoria das supercordas) é um modelo físico cujos blocos fundamentais são objetos extensos unidimensionais, semelhantes a uma corda, contrariamente aos pontos de dimensão zero (partículas) que eram a base da física tradicional. Por essa razão, as teorias baseadas na teoria das cordas podem evitar os problemas associados à presença de partículas pontuais (entenda-se de dimensão zero) em uma teoria física, como uma densidade infinita de energia associada à utilização de pontos matemáticos. O estudo da teoria de cordas tem revelado a necessidade de outros objetos não propriamente cordas, incluindo pontos, membranas, e outros objetos de dimensões mais altas.
Mais em... http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_cordas
Teoria das cordas é um assunto que muitos adoram discutir (é chic..rss), mas pouquíssimos a entendem de fato.
Para nós, curiosos com pouco conhecimento de física, fica difícil entendermos o que é, por exemplo, "objetos extensos unidimensionais" (quem souber e se habiliatr a explicar claramente, por favor faça-o...) ou "pontos de dimensão zero" (idem).
Nossa intuição só conhece coisas com uma, duas ou tres dimensões, a saber:
- Unidimensional é somente um ponto.
- Bidimensional, é algo que tem largura e comprimento, por exemplo, um desenho em uma folha de papel.
- Trídimensional, é o que lidamos no dia a dia, ou seja, objetos que tenham altura, largura e profundidade.
Para complicar, Einstein, acrescentou como quarta dimensão, o tempo (alguém se habilita a me explicar como é isso?).
Como se vê, são questões complexas que fogem ao nosso conhecimento cotidiano, então, publica-se algo a respeito e todos tomam aquilo como se realmente fosse verdade absoluta, pois nos falta o conhecimento para contestar ou confirmar a veracidade do que está escrito.
Quanto ao site "Inovação Tecnológica, eu buscaria outrs fontes realmente confiáveis antes de sair acreditando em tudo o que publicam...
Não da para NINGUEM explicar em poucas linhas teoria do Tempo ou das cordas agora quem tem Tv à cabo pode pedir que eles repetem as reportagens ...Tem um Japones ( Não me lembro o nome é muito famoso no meio cientifico INTERNACIONAL...) ADORO AS EXPLICAÇÕES DELE qualquer um entende e Eu gosto de gravar ai assisto varias vezes Ele tem o DOM de explicar e é lógico tem desenhos e graficos para ilustrar MAS NÃO É CHATO É SUPER GOSTOSO DE ESCUTAR por que varias vezes Ele se porta como mortais comuns e brinca e sorri, e faz piadas, e as vezes até chora e se espanta com coisas incriveis ..a Teoria das cordas já foi acho que ULTRAPASSADA ou modificada Nós estamos tão longe de provar essas teorias mas serve como exercicio mental tentar entender Agora sobre o Genio Einstein todas teorias vão se confirmando com o avanço da ciencia..a do tempo foi uma...e olha que na época só se usava papel e lapis...ou losa e giz...não tinha calculadora...foguetes, e satélites para testar as teorias ...Genio o Mundo tira o chapéu para Einstein...
Bem Luziaeiko, já viu que a teoria é um tanto complicada pra ser explicada em poucas linhas como bem disse o Lionel, mas pelas explicações do Hellraiser e do Vitor Hugo já dá pra ter uma noção.
A discussão sobre a teoria das cordas é bastante comum no meio científico e já foi abordada inclusive num seriado geek que tá fazendo o maior sucesso "The Big Bang Theory" .
A teoria é simples. O Tempo existe em todas as dimensóes,cada dimensáo é um fio de uma corda que se entrelasa, 3 desses fios sao visiveis é o que chamamos de 3D, e as outras 7 nao podemos ver.
A teroria das cordas é uma teoria mista, que une relatividade e mecanica quantica, tentando explicar a cosmogenesi, o big bang, são 5 teoria das cordas , e uma teoria unificadora das 5, que é a teoria M de Edward Witten , é claro que também se mescla a teoria da inflação cósmica de Alan Guth e muitas outras, para podermos explicar tudo, de onde veio e o que realmente é. O problema é que experimentalmente é impossível ainda poder provar , mas matematicamente já é !!!! E na ciência existe um velho ditado que diz, tudo o que pode existir, existe em algum lugar.
Importante:
Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.