A profunda noite da Galáxia Categoria: Astronomia e Astrofísica
Através de estudos sobre o sol, os Maias descobriram que o tempo se comporta de maneira cíclica, e não linear. Segundo eles, não apenas a Terra gira ao redor do sol, mas também todo o sistema solar se move em um movimento periódico. Tal movimento faz com que o sistema solar se aproxime ou se afaste do centro da galáxia, que possui uma grande fonte de luz e energia. Descobriram que esse movimento se trata de uma elipse, e que seu ciclo completo tem duração de 25.625 anos.Chamamos esse ciclo de Dia Galáctico. Quando o percurso chega na metade, estamos perto do centro da galáxia, ou seja, estamos próximos da luz central, dessa forma dizemos que estamos no Dia da Galáxia.
Na continuação do percurso, o sistema solar vai se afastando do centro da galáxia, estando na sombra ou escuridão, o que chamamos de Noite da Galáxia.Dessa forma podemos concluir que a galáxia possui ciclos de estações. O resultado do nosso movimento de rotação ao redor do sol são as estações: primavera, outono, verão e inverno. Já o resultado do movimento de rotação do sistema solar em relação ao centro da galáxia são os seguintes estados: Manhã da Galáxia, Médio dia da Galáxia, Tarde da Galáxia, Entardecer da Galáxia/Noite da galáxia e Profunda noite da Galáxia.
A cada passagem de estados, de 5125 anos em 5125 anos, o sol recebe uma intensa energia vinda do centro da galáxia (Sol central da galáxia), que faz com que aconteçam as erupções solares.Os Maias dataram o início do atual ciclo galáctico em 10 de agosto de 3113 a. C, e que ao fechamento desse ciclo de duração de 5125 anos, o sol receberá um forte raio sincronizador proveniente do centro da galáxia, trocando sua polaridade e produzindo uma gigantesca labareda radiante. Com o Sol trocando a sua polaridade, a Terra se verá obrigada a inverter também o seu campo magnético, visto a influência gravitacional que o Sol exerce sobre nosso planeta. E essa data de fechamento se dá exatamente no ano de 2012 d.C.
Interessante. Mas com a Terra mudando seu campo magnético, os efeitos causados sobre nós seriam desastrosos ou apenas o Norte que será o Sul e vice-versa?
Não sei exatamente em que ano da história os Maias previram essas tais de profecias que tanto incomodam certas pessoas.
Mas achei uma pérola numa das 7 profecias no Google.
Diz que a energia elétrica sofrerá apagões e outros tantos problemas, que a essa época eram totalmente desconhecidos. Parece que há mais adaptações do que realmente possam ter previstos.
Ora, hoje a NASA e todas Agencias Espaciais utilizam dos mais modernos computadores para acompanhar os fatos da área científica.
Será que os "indios" daquela época tinham mais conhecimentos que os astrônomos de hoje, como vi alguém descrever?
Sem "lunetas, telescópios e calculadoras", teriam mesmo meios de acompanhar o céu e prever acontecimentos com milhares de anos antes ou depois?
Alguém poderia me dizer a época dessas "profecias"?
Os Maias foram, como todos os povos pré colombianos, uma civilização que teve seu auge e desenvolveu coisa notáveis PARA A ÉPOCA, mas, só isso.
Sua matemática era desenvolvida PARA A ÉPOCA, pois trabalhavam com numeros de base vintesimal, diferente de nossa base que é a decimal, mas fica só nisso mesmo, sem grandes feitos matemáticos.
Possuiam um conhecimento astronomico avançado, mas, PARA A ÉPOCA em que existiu a sua civilização.
Quanto as profecias, são só coisa de malucos e sensacionalistas querendo vender livros.
Não há registro histórico a respeito destas previsões, são só especulações de pseudocientistas e dos místicos de sempre.
tinha tbem luneta telescopio. alias eles que deram uma luneta para o galileu. eu acho que o galileu era parente dos maias tbem acho que nostradamus era parente de galileu porque como sao parecido. alias os maias eu vi uma miniserie na globo dos maias.
luziaeiko. existem centenas de fontes na internet, incluindo a "Wikipédia", que tratam da suposta história do povo Dogon e seu mito sobre a estrela Sírius e sua companheira, porém, em todos eles o material é pouco e não cita fontes para maiores consultas, limitando-se a ser um´"cola e copia" do outro.
Mas, nem tudo está perdido, pois há uma interessante análise feita por Javier Garrido B. em http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/2192/os-dogon-e-o-mistrio-de-srio contrapondo-se à idéia do conhecimento sobre Sírius ter vindo de extraterrestres ou outra quimera qualquer.
Os Maias que você assistiu na Rede Globo foi uma minissérie adaptada do romance homônimo de Eça de Queiroz. Nesse romance, juntamente com "O Crime do Padre Amaro" e "Primo Basílio" a autora desnuda a sociedade de Lisboa.
Portanto, não tem nada a ver com a civilização Maia, pré-colombiana. Apenas o nome.
Cumulus, quando você diz que se isso acontecer mesmo alguns sobreviverão, você se engana...
Se os fatos previstos pelos Maias se concretizarem, o mundo segundo o "dia galático" estará chegando ao seu fim. E um novo amanhã ressurgirá das trevas (o que não acontecerá).
Isso na astrologia, diz que o homem reconhecerá a si mesmo, e entrará numa era completamente nova.
Mas o fato, é que NINGUÉM sobreviverá!
Devido ao avanço da nossa civilização, se acontecimentos como esses de fato ocorrerem, os poucos sobreviventes (que resistiram aos vulcões, terremotos, tsunamis e furacões, sem contar Yellowstone que possivelmente entraria em erupção) sofrerão exposição à radiação emitida pelas usinas nucleares e consequentemente, a nossa civilização não terá chance de continuar se propagar.
Além do mais... essa teoria Maia é pura besteira.
Cientistas já provaram que não tem como isso acontecer, o próximo pico das manchas solares não vai ser algo tão assustador...
E a teoria da precessão de Vênus também é apenas coincidência.
Mas se mesmo assim você quiser saber sobre a teoria Maia e olhar a situação com os olhos de alguém que realmente acredita que o mundo vai acabar, leia o livro O Código de Órion (autor: Patrick Geryl).
Não acredito que o mundo não se acabará assim, mas sim que algo estar por vir e não terá aviso certo.
você já viu a respeito da grande arca na Noruéga que estão construindo para armazenar espécies e até mesmo um refúgio para seres humanos?
essas previsões hoje são mais intenças e interligadas fazem sentido, alguns procuram entender, enquanto outros ignoram como um simples fato, bem...vamos esperar pra ver.
É interessante como pessoas postam afirmações e mais afirmações absurdas, como sendo a verdade absoluta, mas não postam as fontes de onde tiraram estas tais informações.
Mais interessante ainda é ver a invasão de esotériocs, misticos e pseudocientistas, em fóruns dedicados à ciência, mas com a nítida intenção de denegrir a imagem da ciência e propagar a idéia do caos e da derrota.
Isso poderia ser até motivo de estudos e teses por parte dos profissionais de saude mental, que encontrariam farto material para estudar um tipo de depressão ou esquisofrenia onde o sujeito nega tudo o que tem lógica e sentido e passa a viver em um mundo de fantasia cercado de estórias fantásticas e coisas irreais ou inverossímeis.
A continuar assim, como já disse em outro post, só sobreviverão os tolos e as baratas, à esse "cataclisma"
de falta de cultura e pouca dedicação ao estudo.
Se o mundo está para acabar, provavelmente será pela decadência cultural da humanidade que a cada dia que passa está mais evidente, dada a quantidade de mentes preguiçosas e crédulas que tomam como verdade qualquer livreto de estórias fantásticas, publicado por espertalhões que enriquecem a custa da ignorância e falta de cultura.
sei que a mini serie nao tem nada a ver com a civilizaçao maia.e que ler certas coisas me da uma vontade de brincar.
porque eu acho que nostradamos e parente dos maias. que alias vai voltar em 2012 na nave do capitao hastar sheron. ha tbem podem me expulsar daqui ok. porque sou burraaaaa de dar doooooo
Temos que deixar de comentar essas "noticias", senão...a gente enlouquece sabendo "exatamente" como o pior virá!
Participo do "Yahoo Respostas" (ótimo site para aprender alguma coisa e expor suas idéias) e imagine que no Tópico de "Astronomia&Espaço", quase todo dia sai a famosa pergunta, O homem foi na Lua?
Sabias que 50% não acreditam e ainda comentam como verdadeira, a famosa "A Fraude do Século".
Nem Freud explica, quer dizer parece que os alunos de hoje não interessam aprender, mas tambem sabemos de professores que repassam aos alunos, desacreditarem tambem.
Essa da profecia Maia, é de lascar. Dizem que a NASA não tinha tecnologia para pousar na Lua na década de 60.
Mas acreditam em profecias de indios do tempo do "Ronca", que não conheceram nenhum equipamento moderno, como os cientistas têm hoje, como Lunetas e telescópios e computadores super inteligentes.
Estamos aqui para trocar conhecimento e expor nossas idéias e não dar explicações convictas de total e absoluta verdade própria ao ponto de não respeitar a opnião dos demais.
vamos procurar ser um pouco mais tolerante uns com os outros, ninguem é dono do conhecimento máximo.
Desculpe o comentario mas Apocalipse esta este poste.Apocalipse e o caos que vem depois dele.Ainda acho que deveria ter uma seção de História e/ou Mitologia da Astronomia.
Sim, quando citou a minissérie eu percebi que era brincadeira, respondi sério para ver o que você falava, hehehe. Desculpe.
Eu estava pensando aqui, nas décadas de 80,90, falava-se muito no fim do mundo em 2000. Era famosa a frase "mil passará, dois mil não chegará". Bem, já se vão 10 anos que esta profecia furou.
2012 está logo aí, não demora ficará para trás. O tempo se encarregará de mostrar aos alarmistas de plantão que não havia motivo para temores.
Como o mundo não terá acabado, qual será a próxima data que os adeptos do apocalipse vão passar a temer? 2030? 2050? Descobriremos isso logo, rs.
hellraiser, você deveria fazer um site pessoal para responder perguntas de pessoas que competem com seu incrivel e absoluto conhecimento, já que para você nossos comentários são incoerentes e sensatos ou melhor, somos asnos ao seu ponto de vista.
não perca seu tempo em comentar meu post, estou a procura humildemente de conhecimento como todos aqui.
por favor nada de conflitos.
Obrigado.
Importante:
Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.