Originalmente concebida como um marco de amizade internacional, a M.N. Estátua da Liberdade tornou-se um símbolo de liberdade, marcando a chegada de milhões de imigrantes aos Estados Unidos. Desenhada pelo escultor francês, Frédéric-Auguste Bartholdi, a estátua foi doada pela França aos Estados Unidos para comemorar o centenário da independência norte-americana. O monumento foi inaugurado pelo presidente Grover Cleveland em 28 de outubro de 1886.
Inicialmente chamada de "Liberdade que Ilumina o Mundo", a estátua está localizada na Ilha Liberty, onde domina o porto da Cidade de Nova York. A estátua, a ilha e a vizinha Ilha Ellis foram declaradas monumentos nacionais em 1924.
A estátua representa um mulher vestida com uma túnica ondulante e usando uma coroa com pontas. Com sua mão direita, mantém erguida uma tocha, enquanto com a esquerda segura um livro com a inscrição "4 de julho de 1776". Correntes partidas da tirania são representadas junto aos seus pés.
Uma das maiores estátuas do mundo, mede 93,5 metros (306 pés e 8 polegadas) da base do pedestal até a ponta da tocha. A figura sozinha mede 46,4 metros (152 pés e 2 polegadas) de altura e a cabeça, à qual se pode subir através de escadas ou elevador de emergência, mede 3,05 metros (10 pés) de orelha a orelha.
A imagem acima foi captada pelo satélite de alta resolução Quickbird no dia 2 de agosto de 2002.
Cortesia: DigitalGlobe