Arraial do Cabo está localizado a 180 Km da cidade do Rio de Janeiro em uma região privilegiada pela natureza. Limita-se ao norte com Cabo Frio e a Lagoa de Araruama, ao sul e leste com Oceano Atlântico e a Oeste com o município de Araruama. Em Arraial do Cabo se localiza a Ilha de Cabo Frio, o ponto extremo do litoral brasileiro na costa sudeste.
Seus 35 km de praias são ótimos para banhos, para a prática de mergulho e esportes náuticos em geral. Seu mar, lajes e ilhas são ótimos para pesca, inclusive a submarina, com grande variedade de peixes. Cerca de 60% de sua população vive da pesca.
A riqueza da fauna e flora marinhas da região é explicada pelo fenômeno da "Ressurgência", que consiste no afloramento das águas das correntes frias profundas originárias do Polo Sul, ricas em nutrientes que integram a cadeia alimentar dos animais microscópicos, que por sua vez, alimentam outros animais maiores.
Nesta imagem, feita pelo satélite Ikonos de alta resolução, vemos em destaque o estádio Hermenegildo Barcellos, conhecido como "Barcelão" e com capacidade para 5 mil pessoas. À sua direita a Praia dos Anjos.
História
Em 1503, Arraial foi ponto de desembarque da expedição de Américo Vespúcio, onde foi criada a primeira feitoria do Brasil. A sua emancipação política, porém, só ocorreu em 1985, quando foi desmembrado do Município de Cabo Frio.
Seu solo formou-se há mais de 1 milhão de anos, pela ação dos ventos e das correntes marítimas, trazendo e fixando as areias e interligando antigas ilhas (hoje Morro do Miranda, Morro do Forno e Pontal do Atalaia), formando o que hoje é o Arraial.
Arraial é vila de pescadores, que na década de 50, com a instalação da Cia. Nacional de Álcalis, passou a enfatizar a indústria do turismo.
Imagem: Cortesia Engesat