Mapas e imagens de satélite sobrepostos




Mar Morto entre Israel e Jordânia
Imagem de Satélite - Mar Morto entre Israel e Jordânia
Clique aqui e veja a imagem em alta-resolução

Situado 408 metros abaixo do nível do mar, o Mar Morto é o mais baixo reservatório de água do mundo e também o mais salgado, com sete vezes mais sal que os oceanos.

Localizado na foz do rio Jordão, ao norte, o lago faz fronteira com Israel, ao oeste e Jordânia, ao leste. O Mar Morto recebe abundante quantidade de água doce vinda do leste, mas o calor extremo e a baixíssima umidade da região acabam por evaporá-la, tornando-o sempre salgado.

A grande quantidade de sal permite a fácil flutuação. Alguns acreditam que sua água tenha propriedades medicinais, o que fez surgir em sua orla uma grande quantidade de balneários voltados à saúde.

Por outro lado o sal em abundância também elimina as espécies animais e vegetais. Os peixes que ali chegam vindos do rio Jordão não sobrevivem.

O Mar morto tem 80 km de comprimento e 18 km de largura e é cercado por terreno rochoso e estéril. Penhascos inclinados erguem-se tantos nas margens orientais como ocidentais


Bíblia
Fortemente ligado à Bíblia, o Mar Morto recebeu diversos nomes, entre eles Mar do Leste e Mar da Planície, Mar Salgado, e Mar de Lot. As cidades de Sodoma e Gomorra, que de acordo com o Velho Testamento foram destruídas devido à corrupção, se localizariam naquela região. Manuscritos antigos da Bíblia, conhecidos como Manuscritos do Mar Morto, foram descobertos em cavernas próximas.


Imagem de satélite
Na imagem, feita no dia 22 de maio de 2006, pelo satélite Aster, vemos o Mar Morto ao centro, com Israel à esquerda e a Jordânia à direita. A acidente geográfico visto na parte inferior é a península jordaniana de El Lisan.

Mar Morto entre Israel e Jordânia

Surabaya, Indonésia

Bruxelas, Bélgica



Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud